Como se deve preparar para um evento de networking

 

Como se deve preparar para um evento de networking

Primeiro dia de uma formação de 3 dias… Primeiro coffee-break… Foi sozinho ao evento. Por muito confortavelmente tentador que seja ficar a um canto da sala que está cheia de pessoas que não conhece, a mexer no telemóvel, isso não lhe vai trazer muitos benefícios para a sua carreira…

Se sente desconforto nestas situações e um enorme desejo de ter uma cara familiar junto a si, use o segredo para tornar o seu próximo evento de networking um sucesso: PREPARAÇÃO!

 

1. Defina os seus objetivos

Se possível, consiga uma lista das pessoas que vão estar presentes para poder definir quem quer conhecer. Tendo objetivos precisos em vista, é mais fácil partir para a ação e sair da sua zona de conforto pois parte com um propósito e não anda simplesmente a vaguear sem rumo. Agora, com as redes sociais, é mais fácil saber quem vai estar presente num evento.

 

2. Pense em bons tópicos de conversa

Tendo em conta o cariz do evento, os temas que vão falar-se, as pessoas que por lá encontrará, defina alguns tópicos sobre os quais tem interesse e que podem ser bons para estabelecer ligação com os outros participantes. E não precisam de ser apenas tópicos de cariz profissional…

 

3. Estipule a mensagem que quer passar

Este é um bom momento para rever o seu Elevator Pitch. Leve bem ‘ensaiada’ a forma como se quer apresentar aos outros, o que quer que saibam de si, o que quer que saibam que procura profissionalmente. Nunca se sabe onde é que a oportunidade está à espreita…

 

4. Defina como vai organizar os contactos

Defina como vai fazer durante o evento para recolher e organizar os contactos: vai pedir o cartão de visita? Vai pedir o email?… Se a pessoa não tiver cartão de visita, como é que vai guardar a informação? Precisa de um pequeno bloco, vai guardar no telemóvel, no tablet?…
Lembre-se que fazer networking não é simplesmente conhecer muitas pessoas… É saber transformar um contacto numa relação de mútuo benefício! Por isso, há que organizar a informação para depois poder fazer follow-up.

RECEBA UMA FERRAMENTA GRATUITA PARA A SUA ESTRATÉGIA DE NETWORKING

5. Decida como vai fazer follow-up

Determine já o que pode fazer a seguir ao evento para 'trabalhar' os contactos de interesse. Manter ligação através do Linkedin é sempre uma excelente opção. Mas pode haver outras hipóteses que convém já delinear: outro evento onde poderão encontrar-se, troca de emails,... Nada como prever possibilidades para estar preparado.

 

 

 

Fotografia: Flickr, Sebastiaan ter Burg

Mini-Série Vídeos Gratuita
Receba no seu email 3 vídeos gratuitos que lhe revelam 10 dicas para melhorar o seu perfil Linkedin!
About The Author

Cristina Correia

Executive Career Coach, Psicóloga e Consultora RH, trabalha com clientes que pretendem (re)definir a sua carreira profissional, facilitando processos de desenvolvimento de carreira e crescimento profissional.